ARKHē
Exposição de Doutoramento em Artes
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
– O que ficara dele agora é seu, meu caro. Tenha-o conhecido ou não, mereça-o ou não, herdou-o. É proprietário em vida do seu arquivo. Aquele que não ardeu com ele. Proprietário não é bem a palavra correta. Locatário. Sim. Locatário. Hermenêuticamente falando, a palavra serve um propósito mais fidedigno. Habitará o seu arquivo legado enquanto viver, pagando um preço ajustado por isso. O estado assim o irá garantir. Morte e finanças, meu caro. Morte e finanças.
Topografia Expositiva
Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Computação física de Filipe Lopes, compositor.
A1. Reprodução de crânio de Símio em campânula (14 x 10 x 8 cm).
Resina e tinta acrílica em redoma de vidro com base em madeira.
A2. Mesa de Cabeceira em madeira (71 x 32 x 36 cm) com tampo em mármore (1,5 x 38 x 39 cm) recuperada em moradia herdada pelo artista e restaurada.
B. Projeção de Filmes Digitais
B1. Der Unheimliche Zyklus (2007-2019)
Filme Digital (37’17’’) HD, Preto e Branco, stereo. Narrado por Sven Gossel em Alemão (com tradução em Português). Texto de Fernando José Pereira a partir de Der Sandmann de E. T. A. Hoffmann. Cartões de texto com segmentos de Das Unheimliche de Sigmund Freud. Música de Haarvöl.
B2. No Place Like Home.
Filme Digital (8'18''), HD, Preto e Branco, Silencioso.
C. Hyperuranion [H 1a,2]
C1. Ambiencias Cinemáticas. Dioramas em massa de modelar, cimento acrílico, tintas acrílicas, campânulas de vidro.
C2. Mesa de Jogo em madeira (74 x 88 x 88 cm) recuperada em moradia herdada pelo artista e restaurada.
D1. Arquivador em madeira (19x34x13cm).
D2. Monitores (tablets) exibindo a playlist randomizada de fragmentos fílmicos recolhidos e tratados digitalmente pelo artista entre 2007 e 2024.
D3. Mesa decorativa em madeira com tampo em mármore (71 x 82 x 107 cm) recuperada em moradia herdada pelo artista e restaurada.
E1. Mala de viagem em madeira, couro e ferro (33 x 50 x 16 cm). Livros e documentos recuperados em moradia herdada pelo artista. Reprodução de crânio de Símio em campânula (14 x 20 x 8 cm). Resina, pasta de modelar, asfalto acrílico, tinta acrílica; em redoma de vidro.
E2. Arca de viagem em madeira e ferro (37 x 70 x 31 cm) contendo livros e documentos recuperados em moradia herdada pelo artista.
E3. canal de audio (headphones) Leitura de fragmentos de texto de O Arquivo Liminar; passagem de Arqueologia do Saber (1969) de Michel Foucault. Narração de Sven Gossel em inglês.
Elementos
A. Dr. Lib
Vista geral da peça.
B. Projeção de Filmes Digitais
B1. Der Unheimliche Zyklus (2007-2019). Filme Digital (37'17''), HD, Preto e Branco, Estéreo.
B2. No Place Like Home. Filme Digital (8'18''), HD, Preto e Branco, Silencioso.
D. Arkhé
Vista geral da peça.
E. Oubliette
Vista geral da peça.
E3. Discursos
Foucault, M. (1972) The archeology of knowledge. Nova Iorque; Pantheon Books; pp.130-131.
Leitura de uma passagem de Arqueologia do Saber (1969) de Michel Foucault.
Narração de Sven Gossel em inglês.
E. Livros recuperados em moradia herdada pelo artista